terça-feira, 14 de junho de 2011

Para pensar, refletir. Talvez você concorde comigo.


Meus silenciosos leitores, desta vez o tema é um pouco mais pesado. Sem qualquer sombra  de dúvidas, de grande importância. Talvez você concorde, talvez discorde. De qualquer forma, esta é a mais pura realidade. Um problema social (social porque atinge a todos em geral, mesmo que você acredite que não é influenciado) disfarçado com muitas tentativas de causar risadas  e entretenimento.
O texto é um pouco grande, mas mão é chato. Vale a pena ler.








  Somos bombardeados todos os dias!

Em um dia qualquer, minha mãe liga a TV para assistir sua novela de sempre, no horário de sempre. Entra no comercial e as propagandas começam. Percebo seu interesse pelo que vê, sua mente deseja o que está visualizando. Então, de uma hora para outra, ela me diz:

- Filha, quero comprar este celular para mim. O meu já está velho, não quero mais. Inclusive, a vizinha do lado tem um que tem câmera, 8 GB, internet...

Olho pra ela e não respondo nada. Naquele momento, me perguntei: " Será que vivemos apenas para ter coisas melhores que o nosso vizinho?  "
 Resposta: SIM!

A tecnologia vem aumentando inexplicavelmente. Compramos um carro que no início parece ser perfeito e de bom tamanho para nosso uso e satisfação. Então, ao chegarmos em casa, percebemos uma propaganda com um carro do ano, rebaixado, brilhante e novinho. Percebemos que muita gente está comprando. Resultado? Fazemos dívidas, apertamos nosso bolso para satisfazer aquela vontade.
E assim acontece com um celular, com aparelho de som ou DVD. Não compra-se porque o antigo quebrou. Existe o desejo de querer ser visto como uma pessoa "moderna", que pode ter coisas "boas" e assim, inconscientemente, contribuir para o capitalismo... e a propaganda? CRESCE! Nossas dívidas? CRESCEM! Temos que nos preocupar em ganhar cada vez mais dinheiro.

E  o que dizer das novelas????
A rede globo afirma que exibe a realidade entre as famílias e a sociedade. Acreditam que somos todos uma "grande família", que é a rede com maior audiência por este fato. Agora, uma pergunta: Você identifica sua família com qualquer uma já vista nas novelas?  Sua família vive sempre no glamour, feliz e sorridente? Ou sua família é como poucas pobres de lá, com pessoas com cara de coitadinhas,  boazinhas e gentis, faxineiras e empregadas domésticas sem destino e humilhadas ?
Existe a vontade de querer ser aquele personagem, de ter aquela vida, de ter aquele amor de um determinado casal, grande e inexplicável. Quando o indivíduo percebe que sua realidade é outra, fica extremamente decepcionado e se sente infeliz por julgar não ter uma vida digna.

E o Big Brother Brasil???
Mais uma tentativa de ibope da globo. Pessoas que almejam sair do anonimato e entrar para a vida das celebridades. UMA TREMENDA BABAQUICE!!!
Detalhe --> Significado de babaquice pelo aurélio: " Ações provocadas pelos babacas. São todas as coisas de mau gostos que os babacas fazem. Idiotice, palhaçada, brincadeiras sem graça."
Homens dançando, mulheres semi-nuas, cenas de sexo, brigas, baixo nível. Quando as mulheres saem, vão DIRETAMENTE para a play boy. Participam do Zorra Total (sem graça total) com uma esperança de serem reconhecidos como ator/atriz. Não é muito difícil de acontecer. Um tempo depois alguns deles viram "atores". A globo tem um péssimo elenco de atores atualmente. Pessoas com um "rostinho bonito" e que não entendem nada de teatro. Não tenho absolutamente nada contra os atores que gostam das câmeras, mas o ator precisa necessariamente iniciar num teatro. É a base e tudo. Existem na TV hoje pessoas que não entendem absolutamente nada de interpretação. Essa é minha opinião, como também atriz.  No final, voltam para o anonimato. Um ano depois, alguém os vê na fila do banco ou na praça e nem sequer dão atenção. Leva os adolescentes que estão formando suas personalidades a achar aquilo muito legal!!  UUUH! Vamos todos aparecer na globo!!!

 E os programas de "humor", então???

" Você consegue rir com os programas de nudez humor ultimamente?
É, nem eu, salvo raras exceções. Perdeu a graça. Você assiste, o quadro acaba, você força pra rir mas… não dá. A mídia vai se degradando, e ai de quem fala contra que já é tachado de antiquado, preconceituoso e etc…
Mas, assim como eu, sei que vocês meus caros e silenciosos leitores já estão de saco cheio e um tanto frustrados com a programação vigente que em pleno horário nobre já aborda temas como: “A atriz mãe que dormiu com o namorado da  figurante  filha”; “Ronaldo Ésper leva Luciana Gimenez ao cemitério” (cara isso existe); “Sabrina Boing-Boing pretende colocar mais seis litros de silicone” (comovente).
Sei que vocês assim como eu, ficam com “a cara no chão” quando, em plena tarde, durante seu lanche ou quando você recebe uma visita; a programação exibe uma cena constrangedora, diálogos baixos e coisas do tipo. Ou ainda pra você que é pai, quando a “bendita” cena aparece logo na hora que seu filho passa na sala. É comum ver hoje profissionais perdendo espaço pra gente sem talento. Tudo em nome da audiência!
Em resumo, se é pornográfico, gera polêmica ou baixaria simplesmente ganha espaço na mídia. O quadro é desolador: programas sem pé nem cabeça, apresentadores sem ética, pessoas semi-nuas e está armada a festa, que além de tudo é em nome da “liberdade” e “contra o preconceito”, mesmo ridicularizando alguns grupos ou classes sociais. Programas que realmente valem a pena se espremem em horários praticamente inacessíveis.
A galera fica fanática pelo que os artistas estão fazendo, com quem estão no momento, se já casou, se já traiu, se já brigou, se já separou e aí se já casou de novo. A onda é cantar o hit do momento da bandinha de vitrine mesmo que a letra seja sem sentido ou com NeXo Zero (Qualquer semelhança é mera coincidência  :) ).
Resultado: pensamentos vazios, mentes vazias, senso crítico atrofiado, caráter deformado… Cabe aqui um parêntese pra comentar o recente caso do cantor de hip-hop, machão e ídolo da garotada que espancou sua namorada, também cantora e foi parar na polícia – nada que seja tão diferente dos clipes e letras de música do segmento que apresentam mulheres como objeto e estimulam uma vida superficial.
É, meus amigos, no afã da “liberdade” a sociedade começa a sentir falta do bom senso.
Aliás, você já se perguntou por que programas como “Chaves” e “Os Trapalhões” (que entrou para o Livro Guinness de Recordes Mundiais como o programa humorístico de maior duração da TV) continuam fazendo sucesso depois de tanto tempo? Talvez porque façam parte de uma espécie de safezone da TV que você pode assistir sem levar sustos maiores. "


Então, se você diz que não é influenciado pela mídia e pela propaganda, está totalmente enganado. Você compra pães, bolachas, creme dental, escovas de dente com alta tecnologia, celulares, cigarros, remédios para emagrecer, refrigerantes... tudo através da propaganda, contribuindo para o multiplicação do capitalismo.
A tendência é piorar? Talvez. Mas, infelizmente, ninguém escapa dessas coisas atualmente.


Obrigada,



Marianna

Um comentário: